segunda-feira, 5 de novembro de 2012

2° parte

Número 1)

1.Apresentação

- Livro: O Estudante III
- Escritora: Adelaide Carraro

2.Biografia da escritora

Adelaide Carraro nasceu em 1936 e morreu aos 56 anos, em 1992, é considerada uma escritora que se dedicou ao erotismo.
Ela teria ficado órfã aos sete anos e foi viver em um orfanato na cidade de Vinhedo em São Paulo. 
Seu primeiro texto que chegou ao conhecimento público foi a crônica Mãe, que lhe rendeu um prêmio aos treze anos de idade.
Adelaide Carraro deixou uma obra bastante extensa, com mais de quarenta livros, tendo mais de dois milhões de exemplares vendidos, entre eles O estudante, O Estudante II, O Estudante III, Meu Professor, Meu Herói e Eu e o Governador.

3. Dedicatória: Não há.

4.Resumo da obra

Em O Estudante III, novos conflitos afligem a vida da família Lopes Mascarenhas. Renato é morto pelo próprio pai, por causa de drogas que Renato havia se envolvido, para salvar a sociedade seu pai o matou. Roberto confessa seu amor por Rosana, a irmã de criação. Ela também o amava. Casam-se e têm uma filha, Gabi. Doutor, mas que linda, que gracinha minha filha (...) sei que o senhor estranhou ela ter nascido escurinha, mas é que a mãe de minha esposa é escurinha. (...) Sim, negra (...) Rosana rejeitou Gabi (...) eu nunca imaginei que a chegada de minha filha fosse tornar minha vida dolorosa. Mais uma vez, Roberto, com sua persistência e bondade, consegue reverter a situação. Rosana aceita a filha com muito amor e também sua mãe verdadeira, a cozinheira Zefa. 

5. Ilustração

- O estudante III tem uma linda ilustração de capa que condiz com o conteúdo do livro. Remete ao leitor a sensação de uma família triste e sofredora. O desenho representa, supostamente, Roberto e sua mãe, que sofrem em questão do preconceito de Rosana contra negros e por causa da morte do irmão de Roberto, Renato.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário